fbpx

Juros do Cartão de Crédito

Com as compras online em alta e ficando mais comuns a cada dia, o uso de dinheiro, principalmente em grandes quantias, vem se tornando cada vez mais raro entre cidadãos de todas as classes e idades. Considerado uma forma segura e prática, o cartão de crédito é a opção mais viável para compras hoje em dia. Entretanto, diferente do dinheiro em espécie, cartões de crédito possuem taxas e juros, que se não ponderados pelo cliente, podem ficar sem controle e se transformam em grandes dívidas.

O que são juros?
Entende-se como taxa de juros o valor do dinheiro no tempo, isto é, a compensação pelo tempo que o devedor ficou com dinheiro “emprestado”.
Os juros são cobrados quando o pagamento não é feito na data correta, seja esse pagamento parcial ou inteiro da fatura do cartão. Caso o devedor não consiga pagar ao menos o valor mínimo da fatura, estipulado pelo empresa de crédito, o seu nome pode ser adicionado nos órgãos de restrição ao credito (SPC/Serasa).

Caso não seja paga a fatura total, o débito entra na modalidade de crédito rotativo e isso significa que acumulará mais juros (hoje em dia ficando na média de 13% ao mês, mas podendo chegar a 300% ao ano). Se não efetuar o pagamento nem do mínimo estabelecido, a dívida vai para o crédito rotativo não-regular, onde os juros podem ultrapassar os 397,5% ao ano.

Então organize-se, anote seus gastos e planeje os pagamentos durante cada mês para não acabar se enrolando. Caso tenha algum débito em aberto, controle suas contas e procure resolver o mais rápido possível, pois quanto mais tempo passar maior a dívida ficará.